Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Trabalhadores poderão fazer portabilidade de consignado pelo celular a partir desta quinta-feira (21)
Trabalhadores poderão fazer portabilidade de consignado pelo celular a partir desta quinta-feira (21)
A medida acaba com o modelo antigo, em que empresas precisavam firmar convênios exclusivos com determinados bancos para permitir o desconto em folha. Agora, mais de 70 instituições financeiras terão acesso, via eSocial, ao perfil dos trabalhadores com carteira assinada, ampliando a concorrência e reduzindo os juros.
Por João Ricardo
19 de Agosto de 2025 às 09:31
Os trabalhadores com contratos antigos de crédito consignado privado poderão, em breve, migrar suas operações sem sair de casa. A partir desta quinta-feira (21), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia a transferência de cerca de 4 milhões de contratos para a plataforma Crédito do Trabalhador, disponível no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e na página oficial na internet. A migração será concluída até novembro.
A medida acaba com o modelo antigo, em que empresas precisavam firmar convênios exclusivos com determinados bancos para permitir o desconto em folha. Agora, mais de 70 instituições financeiras terão acesso, via eSocial, ao perfil dos trabalhadores com carteira assinada, ampliando a concorrência e reduzindo os juros. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o volume de crédito consignado privado pode ultrapassar R$ 120 bilhões em 2025.
Como funciona
No aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador autoriza o compartilhamento dos dados (CPF, tempo de empresa e margem consignável). Em até 24 horas, os bancos enviam ofertas. O trabalhador escolhe a melhor proposta, e as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento. Até 35% da renda mensal pode ser comprometida com o empréstimo.
Como pedir a portabilidade
Verificar se o banco de destino oferece o consignado para CLT;
Solicitar a portabilidade pelo site ou aplicativo da instituição financeira;
A partir desta quinta (21), também será possível pedir a portabilidade pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
A nova instituição quita a dívida anterior e assume o crédito automaticamente, com novos juros e prazos.
Expansão gradual
Essa é a quarta etapa da ampliação do programa. Desde abril, trabalhadores já podiam trocar dívidas caras por mais baratas dentro do mesmo banco. Em maio, passou a valer a migração entre bancos, e, em junho, foi liberada a portabilidade da nova linha de consignado privado. Agora, qualquer dívida poderá ser transferida para a plataforma Crédito do Trabalhador.
Até a última semana, a nova modalidade de crédito já havia emprestado R$ 27,8 bilhões a quase 4 milhões de trabalhadores, com taxa média de juros de 3,58% ao mês. Cerca de 60% das operações beneficiam trabalhadores que ganham até quatro salários mínimos.
Rádio Litoral Sul FM, com apoio nas informações da Agência Brasil Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil