Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→ Inscrições para o Enamed são prorrogadas até 30 de julho
Inscrições para o Enamed são prorrogadas até 30 de julho
Prova avalia formação médica e é obrigatória para concluintes inscritos no Enade
Por Danillo Karlo
21 de Julho de 2025 às 11:59
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até o dia 30 de julho o prazo para inscrições na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A data-limite também se aplica aos pedidos de atendimento especializado e ao uso de nome social.
A inscrição deve ser realizada exclusivamente por meio do Sistema Enamed. A prova está marcada para 19 de outubro e avaliará competências e conhecimentos nas áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental — esta última com abordagem interdisciplinar.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a avaliação segue critérios do Enade e está alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e às normas vigentes para a profissão médica. Serão aplicadas 100 questões objetivas, igualmente distribuídas entre as áreas abordadas.
Além da prova, os participantes deverão responder a três questionários obrigatórios: um específico para concluintes inscritos no Enade, um de contexto para os demais candidatos e outro sobre percepção da avaliação.
Cronograma do Enamed:
Inscrições e solicitações de atendimento especializado: de 7 a 30 de julho
Prazo para recursos: de 11 a 15 de agosto
Resultado dos recursos: 20 de agosto
Lançado em 2025, o Enamed é obrigatório para estudantes de medicina cadastrados como concluintes no Enade pelos coordenadores dos cursos. A participação voluntária também é permitida para candidatos interessados em utilizar os resultados nos processos seletivos do Exame Nacional de Residência (Enare), especialmente nas especialidades de acesso direto.
O objetivo do exame é avaliar se os formandos adquiriram as competências exigidas pelas DCNs, além de fornecer dados que contribuam para o aprimoramento dos cursos de medicina. A iniciativa também visa integrar a avaliação do Enade com a prova teórica do Enare, garantindo uma formação mais sólida e adequada à atuação no Sistema Único de Saúde (SUS).
Rádio Litoral Sul, com apoio nas informações da Agência Brasil. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.