Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Inscrições para a Prova Nacional Docente terminam nesta sexta-feira
Inscrições para a Prova Nacional Docente terminam nesta sexta-feira
Avaliação pode ser utilizada por redes públicas para contratação de professores; taxa de inscrição é de R$ 85
Por Danillo Karlo
24 de Julho de 2025 às 17:34
Termina às 23h59 desta sexta-feira (25) o prazo para se inscrever na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), avaliação promovida pelo Ministério da Educação para mapear e valorizar a formação de professores no Brasil. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema PND, no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Apesar de não ser um concurso público, a PND permitirá que redes estaduais e municipais de ensino utilizem a nota do candidato como parte de seus processos seletivos para ingresso no magistério. A expectativa é de que os resultados da avaliação passem a ser referência em seleções a partir de 2026. Até o momento, mais de 1,5 mil redes municipais e 22 estaduais já aderiram ao programa.
Quem pode participar
Estão aptos a se inscrever estudantes que concluam cursos de licenciatura até 2025 e estejam regularmente cadastrados no Enade das Licenciaturas por suas instituições de ensino. Esses estudantes terão isenção automática da taxa de inscrição. Professores já formados em cursos de licenciatura também podem participar da PND, especialmente aqueles interessados em processos seletivos que utilizem os resultados da prova como critério.
Aqueles que não forem contemplados com a isenção devem pagar taxa de R$ 85, com vencimento em 31 de julho. O pagamento pode ser feito por boleto bancário (GRU Cobrança), gerado no momento da inscrição, em bancos, lotéricas ou via aplicativo bancário.
Sobre a prova
A PND será aplicada no dia 26 de outubro, e integra o programa Mais Professores para o Brasil, que tem como meta qualificar mais de 2,3 milhões de docentes da educação básica. Além da avaliação, o programa também busca estimular a realização de concursos e fortalecer a carreira docente no país.
A prova prevê ainda critérios de acessibilidade, permitindo solicitações de atendimento especializado e o uso de nome social por pessoas trans até o fim do prazo de inscrição.
Rádio Litoral Sul, com apoio nas informações da Agência Brasil. Foto: Agência Brasil/Divulgação.