Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
09:14
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Desfile Cívico celebra os 377 anos de Paranaguá com participação de cerca de 180 instituições e milhares de pessoas

Desfile Cívico celebra os 377 anos de Paranaguá com participação de cerca de 180 instituições e milhares de pessoas

Com o tema ‘A História de Todos’, o desfile cívico reuniu fanfarras, crianças, idosos e grupos sociais

Por Elano Squenine
30 de Julho de 2025 às 08:57

Na manhã desta terça-feira (29), Paranaguá celebrou seus 377 anos de fundação com o tradicional hasteamento da bandeira, seguido pelo Desfile Cívico, realizado na Avenida Arthur de Abreu, em frente à histórica Estação Ferroviária. O evento reuniu aproximadamente 180 instituições e contou com a participação de cerca de 5 mil pessoas desfilando. Milhares de parnanguaras prestigiaram o momento, que reafirma o sentimento de pertencimento e orgulho pela Cidade Mãe do Paraná.

A abertura foi marcada pela apresentação da Orquestra Filarmônica Antoninense, que emocionou o público com sua performance. Em seguida, passaram pela avenida representantes das forças de segurança, como a Capitania dos Portos, Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal. Também participaram diversas instituições educacionais — escolas municipais, estaduais, particulares, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a Escola Bilíngue para Surdos Nydia Moreira Garcez, a Escola Municipal Profª. Eva Tereza Amarante Cavani na modalidade de Educação Especial, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE),  além de programas como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) e o projeto EnvelheSer.

Instituições filantrópicas apoiadas pela Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) também estiveram presentes, além de grupos de Escoteiros, Desbravadores, Ordem Demolay, o Conselho Tutelar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Centro Municipal de Educação Especializada (CMAE) e o Centro Municipal do Autismo (CTEA), projetos esportivos apoiados pela Secretaria Municipal de Esportes (Sespor), fanfarras, motoclubes e secretarias municipais.

O prefeito Adriano Ramos, visivelmente emocionado, celebrou o momento. 

“Eu sou apaixonado por crianças, e ver tantas delas desfilando com esse sentimento de renovação me enche de esperança. Paranaguá é a cidade mais bela do estado do Paraná. Temos um povo maravilhoso, nossas ilhas, colônias pesqueiras, zona rural, belezas naturais… tudo isso merece ser valorizado. Vamos cuidar e divulgar o nome de Paranaguá com orgulho. O Desfile Cívico deste ano reafirmou o sentimento de pertencimento, amor e respeito pela história de Paranaguá”, afirmou.

A vice-prefeita Fabiana Parro reforçou o espírito familiar e acolhedor do evento. 

“O desfile é um momento de união. Paranaguá tem algo especial, um jeito diferente de acolher. Eu fui recebida com carinho aqui e sei que muitos se sentem da mesma forma. É uma cidade de braços abertos", comentou. 

A secretária municipal de Educação, Fabíola Arcega, destacou o empenho das escolas e instituições participantes. 

“Todo ano, professores e comunidade escolar se preparam com muito carinho. Neste ano, tivemos como tema ‘A História de Todos’, para valorizar nossas riquezas naturais, patrimônio cultural e a história da cidade. Estamos muito felizes com a ampla participação, inclusive da rede estadual, em parceria com o professor Paulo Penteado, do Núcleo Regional de Educação”, disse.

Representando a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), o deputado estadual e presidente da ALEP Alexandre Curi prestou homenagem à cidade e ressaltou os investimentos previstos. “É uma alegria representar os 54 deputados nesse momento. Paranaguá está prestes a firmar o maior convênio de pavimentação da sua história, e temos conversado com o secretário Beto Preto sobre investimentos importantes na saúde. O litoral está sendo transformado, e Paranaguá é protagonista nesse processo", afirmou. 

Já o deputado estadual Fábio Oliveira lembrou dos investimentos que está destinando ao município. 

“Estamos devolvendo R$7 milhões à cidade em emendas, incluindo R$4 milhões para asfalto, duas ambulâncias e reformas em unidades básicas de saúde. Parte dos recursos é voltada exclusivamente à Ilha dos Valadares, uma região que merece atenção e cuidado. Paranaguá é símbolo da história do nosso estado", disse. 

Representando a Câmara Municipal, o vereador Edilson Caetano destacou a parceria entre Legislativo e Executivo. 

“A gestão do prefeito Adriano, com o apoio da Câmara, tem encaminhado a cidade para um futuro melhor. Paranaguá merece crescer e alcançar o patamar que sua história exige. Desejo à cidade muito sucesso, desenvolvimento e que o povo colha os frutos dessa boa gestão", afirmou. 

Entre os participantes do desfile, a emoção também foi destaque. A diretora da APAE, Cláudia Valéria Kossatz Lopes e Silva, enfatizou o impacto da participação dos alunos. 

“É uma honra homenagear nossa cidade. Ver nossos alunos desfilando com alegria e orgulho é algo muito especial. Trouxemos 64 pessoas, entre estudantes e profissionais", comentou. 

A coordenadora da UNATI, Jandira Gonzaga, também comentou sobre a importância do momento. 

“Somos cerca de 100 participantes hoje, representando a Universidade Aberta à Terceira Idade. Todo parnanguara sente orgulho de homenagear essa cidade tão significativa", finalizou. 

Fonte: Prefeitura de Paranaguá.
Foto: Wilson Leandro/Prefeitura de Paranaguá.

Jornalismo Litoral Sul, o que você precisa saber.

Veja mais

Paranaguá
1.
Parnanguara participa do 8º Campeonato Mundial de Karatê Gojo-kai no Japão
NOTÍCIAS
2.
Gravidez na adolescência atinge 1 em cada 23 jovens no Brasil, aponta estudo
NOTÍCIAS
3.
Remada Coração Caiçara promove conexão com a natureza em Antonina
Paranaguá
4.
Prefeitura de Paranaguá decreta ponto facultativo nesta segunda-feira, 28
Setor policial
5.
GAECO de Paranaguá cumpre 24 mandados de prisão em operação contra o tráfico de drogas no litoral
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!