Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
05:03
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →APAE de Paranaguá participa de caminhada em Curitiba em defesa das escolas especializadas contra a ADI 7796, em tramitação no STF

APAE de Paranaguá participa de caminhada em Curitiba em defesa das escolas especializadas contra a ADI 7796, em tramitação no STF

102 funcionários representaram a APAE de Paranaguá na caminhada, que reuniu cerca de 10 mil pessoas

Por Elano Squenine e Karen Kleinhans
21 de Agosto de 2025 às 11:05

Na quarta-feira, 20, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Paranaguá participou da Caminhada em Defesa das Escolas Especializadas do Paraná, realizada em Curitiba. O ato, que finalizou o trajeto na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), reuniu cerca de 10 mil pessoas em uma manifestação pacífica contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e questiona a existência de escolas e instituições especializadas, como as APAEs.

Emeli Correa Costa, professora de artes da APAE de Paranaguá, destacou que 102 funcionários representaram a escola na caminhada. “Foi uma caminhada bem linda. A gente fez os nossos cantos contra a ADI, para mostrar à população o que está acontecendo e dar visibilidade a essa causa tão importante neste momento”, explica a professora.

CERCA DE 430 ALUNOS SÃO ATENDIDOS PELA APAE EM PARANAGUÁ

A APAE de Paranaguá atende atualmente cerca de 430 alunos. Emeli ressalta a preocupação com a tramitação da ADI 7796, que pode afetar a continuidade das escolas especializadas no Paraná.

“É um momento realmente muito triste por conta dessa ADI, tanto para nós, profissionais que trabalhamos nessa área, mas acho que principalmente para as famílias, porque, se as escolas especializadas realmente deixarem de existir, acho que elas que vão mais sofrer do que nós profissionais: elas, as crianças, os jovens, os nossos adolescentes. Então, é um momento bem triste que a gente está passando. A gente espera que realmente isso não dê continuidade, e que as escolas especializadas permaneçam”, ressalta a professora.

VEREADOR DE PARANAGUÁ

O vereador de Paranaguá, Halleson Stieglitz, que é pai atípico e defensor da inclusão, também participou da mobilização em Curitiba. Para ele, o ato demonstrou a força das escolas especializadas no Paraná. “Essa luta é genuína. Quem tem um filho ou alguém muito próximo envolvido nessa causa não consegue ficar de fora. O amor é diferenciado e, realmente, lutamos com todas as forças. Levo esse debate constantemente para a Câmara de Vereadores de Paranaguá, já citei diversas vezes e voltarei a citar nas próximas sessões", destaca o vereador.

IDA ATÉ BRASÍLIA

"A gente está organizando, junto com o deputado federal Felipe Francischini, uma ida para Brasília, com o objetivo de reforçar a mobilização iniciada aqui no Paraná. Também percebemos esse movimento na Assembleia Legislativa, de manter uma presença constante na capital federal, para cobrar de quem realmente pode derrubar a ADI 7796, que é um absurdo”, explica.

CONQUITA E AMPLIAÇÃO 

Halleson destaca ainda que a APAE é uma conquista importante para o município e para o Paraná, e que qualquer tentativa de fechamento ou redução de recursos representaria um grande prejuízo para os alunos atendidos. Para o parlamentar, o debate não deve ser sobre retrocessos, e sim sobre ampliar o alcance e a estrutura dessas instituições.

“A APAE é uma vitória no nosso município e no Paraná como um todo. Com o fechamento das APAEs ou a diminuição dos recursos repassados, haveria um grande prejuízo para as crianças. Elas teriam que ir para onde? Para o ensino regular? Por isso, é muito importante que a gente lute com todas as forças. O propósito que eu vejo hoje, inclusive a necessidade de Paranaguá, seria de dobrar o tamanho da APAE, e não retroceder diminuindo. Essa é a realidade de Paranaguá hoje e essa será a nossa luta: aumentar cada vez mais a capacidade e a aquisição de recursos para as escolas especializadas do município”, pontuou Halleson.

Fotos: Rádio Litoral Sul FM.
Jornalismo Litoral Sul, o que você precisa saber.

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Edital do leilão do Canal de Acesso do Porto de Paranaguá é publicado pela Antaq
Paranaguá
2.
Folclore na educação: valores, identidade e tradições do litoral
NOTÍCIAS
3.
STF suspende julgamento sobre benefício do INSS para mulheres vítimas de violência doméstica
Paranaguá
4.
Prefeitura de Paranaguá promove reforma administrativa com integração de secretarias
Paranaguá
5.
Prefeito Adriano Ramos anuncia novo secretário de Cultura e Turismo de Paranaguá
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!