Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
07:17
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Prefeitura de Paranaguá retoma e amplia ensino integral, que passa a atender 23 escolas em 2025

Prefeitura de Paranaguá retoma e amplia ensino integral, que passa a atender 23 escolas em 2025

Programa “Escola o Tempo Todo” atende cerca de 1.400 alunos em diferentes regiões, incluindo zona rural.

Por Redação
05 de Setembro de 2025 às 09:09

Paranaguá restabelece e reafirma o funcionamento do ensino integral através do programa “Escola o Tempo Todo”, da Rede Municipal de Educação. Hoje, são 21 unidades atendendo em tempo integral, incluindo a Escola Municipal do Campo “Profª Alvina Toledo Pereira”, na comunidade Rio das Pedras, em Alexandra. Até o fim de setembro, o número deve chegar a 23 escolas em tempo integral, com a inclusão de mais duas na zora rural, ampliando o atendimento para cerca de 1.400 alunos.

Desde o início do ano, a prioridade, segundo a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), foi garantir o atendimento especializado a crianças com deficiência, cujo número cresceu significativamente nos últimos meses. “Até o ano passado tínhamos 334 crianças com deficiência que necessitavam de apoio. Em junho deste ano, já eram 542, e agora estamos chegando perto de 600. Esse aumento exigiu que direcionássemos professores, agentes de apoio e estagiários prioritariamente para esse atendimento, antes de retomar o integral”, explicou a responsável pela pasta, Fabíola Soares Arcega.

 

Educação do campo e oficinas diferenciadas


Na expansão, a secretária destaca o papel da educação do campo, que traz um diferencial ao integrar saberes tradicionais e educação ambiental ao currículo. “São oficinas que dialogam com a realidade das comunidades rurais e pesqueiras e que fortalecem a identidade cultural dos alunos”, completou Fabíola.

O modelo de tempo integral envolve atividades pedagógicas de reforço em língua portuguesa e matemática, mas vai além: inclui arte, cultura, saúde, meio ambiente, esporte e valores sociais, buscando formar cidadãos de maneira mais ampla.

Na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, a diretora Edna Regina Albini Pereira Kaminski relembra o propósito inicial do integral. 

“Há muitos anos, a filosofia era acolher as crianças para que não estivessem nas ruas. Hoje, o currículo foi se ampliando e trabalhamos meio ambiente, dança, reforço acadêmico, saúde e educação. A criança não está aqui para ser cuidada apenas, mas para aprender e se desenvolver em valores como ética, moral e solidariedade”, disse.

Já na Escola Municipal Takeshi Oishi, no Parque São João, a diretora Sérlia Mariano Oliveira destaca as oportunidades criadas para crianças em situação de vulnerabilidade. “Além do reforço em português e matemática, temos oficinas de arte, cultura, meio ambiente e até karatê. As crianças adoram. Também garantimos quatro refeições diárias preparadas por nutricionistas, algo essencial para muitas famílias”, comentou.

Uma rede de apoio para as famílias


Para muitos pais, o ensino integral significa a oportunidade de trabalhar e garantir a renda da família, enquanto os filhos permanecem na escola. Além de estarem em um ambiente seguro, as crianças recebem acompanhamento pedagógico, participam de oficinas e se desenvolvem em diferentes áreas, o que traz tranquilidade para as famílias.

A dona de casa Daiane Costa Rosa Borchardt, mãe de uma aluna de 7 anos, do 2º ano da Escola Presidente Castelo Branco, afirma que a modalidade mudou a rotina da família. 

“É muito importante para quem trabalha. Em vez de ficar em casa no celular, minha filha está aprendendo, dançando, pintando. Ela adora e chega cansada, aproveita bem o dia. A alimentação também é excelente e saudável. Isso representa economia e mais qualidade de vida”, contou.

Na Escola Takeshi Oishi, a experiência foi transformadora para Gildete Santos dos Reis, mãe de um aluno de 6 anos, do 1º ano. “Vim de Salvador e não tinha essa realidade. O tempo integral foi uma rede de apoio para mim e meu marido, que trabalhamos o dia todo. Sei que meu filho está em um ambiente seguro, aprendendo, se desenvolvendo e até apaixonado pelo karatê. Sem o integral, eu não conseguiria trabalhar", afirmou.

Ensino integral como política pública


Mais do que ampliar o tempo de permanência na escola, o programa “Escola o Tempo Todo” busca oferecer proteção social, formação cidadã e igualdade de oportunidades. Para a atual Administração Municipal, a prioridade inicial em garantir apoio às crianças com deficiência e depois retomar o integral demonstra uma estratégia de reorganização para atender melhor a toda a comunidade escolar.

“Hoje temos cerca de 80 professores atuando no ensino integral e mais de 260 profissionais dedicados ao apoio especializado. O desafio é grande, mas a expansão mostra que estamos avançando”, concluiu a secretária Fabíola Arcega.

Fotos: Moysés Zanardo.
Fonte: Prefeitura de Paranaguá.

Jornalismo Litoral Sul, o que você precisa saber.

Veja mais

Paranaguá
1.
30 de agosto: Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla
NOTÍCIAS
2.
Fiscalização de caminhões com problemas nos freios ganha reforço com câmera térmica operada pela EPR Litoral Pioneiro
Paranaguá
3.
Projeto “Saúde Itinerante” leva atendimento médico até moradores do bairro Alexandra
NOTÍCIAS
4.
Secretaria da Mulher de Antonina promove ações do Agosto Lilás em diferentes espaços da cidade
Paranaguá
5.
Prefeitura de Paranaguá intensifica obras e melhorias na Ilha dos Valadares
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!