Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
23:37
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Justiça evita aumento de quase 24% na tarifa de água de Paranaguá após ação da Prefeitura

Justiça evita aumento de quase 24% na tarifa de água de Paranaguá após ação da Prefeitura

A decisão foi assinada pela desembargadora Lídia Maejima

Por Redação
11 de Setembro de 2025 às 16:46

A Prefeitura de Paranaguá obteve nesta quinta-feira (11) uma decisão liminar favorável do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) que suspende as autorizações para aplicação de reajustes tarifários acumulados de 2021 (17,152%) e 2022 (5,7791%), totalizando 23,92%, pela Paranaguá Saneamento. A decisão foi assinada pela desembargadora Lídia Maejima.

Contexto e legalidade

  • A Paranaguá Saneamento informou que o reajuste, previsto desde contrato de concessão e com respaldo da agência reguladora CAGEPAR, refere-se à recomposição inflacionária não aplicada nos anos citados, alegando ter mantido os serviços mesmo sem o reajuste.

  • A empresa também argumenta que os custos de insumos como produtos químicos, recomposição de pavimentação, expansão de redes e manutenção sofreram altas expressivas: alguns custos subiram mais de 100% nesses itens.

  • Paranaguá já havia alcançado, segundo a concessionária, 100% de cobertura regular de água e 97% de esgotamento sanitário nas áreas urbanas regulares, metas do Marco Legal do Saneamento previstas para 2033. 

A decisão judicial

  • Com a liminar, a Prefeitura suspendeu os efeitos dos reajustes até que a ação principal seja julgada de forma definitiva. Ou seja, a aplicação dos aumentos de tarifa permanece bloqueada por ora.

  • O município alegou que esses reajustes tornariam a tarifa mínima de água uma das mais caras do país, afetando especialmente famílias de baixa renda, além de gerar grave lesão à ordem administrativa e à economia pública local.

Reações e medidas municipais

  • O prefeito Adriano Ramos criticou duramente a decisão que autorizava os reajustes, classificando o percentual de quase 24% como abusivo. Ele anunciou que a Prefeitura buscará recurso, auditorias independentes e medidas legais adicionais para contestar os cálculos feitos pela concessionária.

  • Também foram apontadas irregularidades ambientais e operacionais pela municipalidade, como o lançamento de esgoto in natura em rios da cidade, multas aplicadas à empresa, e falta de serviços efetivamente prestados correspondentes à cobrança atual.

Posição da concessionária

  • A Paranaguá Saneamento e a empresa Iguá (controladora) afirmam que o reajuste não é arbitrário, mas previsto em contrato e respaldado por decisão judicial, contrato de concessão e regulamentos aplicáveis.

  • O diretor institucional da Iguá, João Roberto Rocha Moraes, ressaltou que o índice acumulado “parece elevado” por concentrar dois anos de fortes efeitos inflacionários, época marcada por alta dos insumos e dificuldades logísticas (pandemia, etc.). 

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Morretes realiza primeira edição da Mostra Folclórica com apoio do Estado
Paranaguá
2.
Feirão de Empregos com mais de 100 vagas acontece nesta quinta-feira, em Paranaguá
Setor policial
3.
Veículo é incendiado durante a madrugada em Matinhos
NOTÍCIAS
4.
Xadrez ganha espaço nas escolas de Pontal do Paraná
NOTÍCIAS
5.
Primeiro Santo millennial da Igreja Católica foi proclamado pelo Papa Leão XIV
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!