Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Juventude de Paranaguá recompõe Conselho Municipal em conferência com mais de cem participantes
Juventude de Paranaguá recompõe Conselho Municipal em conferência com mais de cem participantes
Com a reativação do COMJUPA, Paranaguá volta a ter um espaço formal para discussão e formulação de políticas públicas voltadas à juventude
Por Karen Kleinhans
22 de Setembro de 2025 às 17:32
O auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social de Paranaguá ficou lotado nesta segunda-feira (22) durante a Conferência Livre da Juventude, que marcou a reativação do Conselho Municipal da Juventude e a eleição dos novos representantes estudantis. Os jovens compareceram para debater políticas públicas e definir quem ocupará as cadeiras do órgão consultivo.
O clima foi de engajamento e expectativa. A vice-prefeita Fabiana Parro destacou que a participação direta dos jovens é decisiva para o futuro da cidade. “É de suma importância que eles participem das políticas públicas. Nada melhor do que estar inserido para poder dizer o que é importante para a comunidade”, afirmou.
Entre os eleitos, Gabriel Aciol, estudante do ensino superior, assumiu como titular na representação universitária, tendo Luiz Felipe da Costa como suplente. No ensino fundamental e médio, a vaga titular ficou com Sophia Gimenes e a suplência com Vinícius Marodin. Outras três instituições também conquistaram cadeiras, ampliando a representatividade do conselho.
Luiz Felipe, que concorreu a uma das vagas, ressaltou a importância da conquista. “É muito mais que uma cadeira. Estamos buscando representar os estudantes secundaristas, universitários e toda a juventude periférica de Paranaguá para trazer políticas públicas realmente efetivas”, disse.
Para o delegado Dr Emmanuel Brandão, a retomada do conselho é estratégica para reduzir vulnerabilidades. Ele lembrou que muitos jovens acabam sendo aliciados pelo tráfico de drogas, principalmente na região portuária. “O conselho permite ouvir a real demanda dos jovens. Nós, adultos, muitas vezes estamos distantes da realidade deles. Esse espaço soma esforços para tirá-los da rua e abrir oportunidades”, avaliou.
A secretária de Assistência Social, Carolina de Miranda, também classificou a reativação como um marco. “Quando reativamos o Conselho Municipal da Juventude através desses espaços democráticos, fortalecemos o caminho da juventude parnanguara. Foi emocionante ver o auditório cheio de jovens trazendo seus sonhos e ambições”, disse.
O diretor de Juventude do município, Neto Lourenço, ressaltou a importância de novos equipamentos sociais. Ele destacou a inauguração próxima do Centro da Juventude, no bairro Jardim Esperança. “É uma estrutura fantástica, com quadra, palco e auditório. Vai descentralizar o esporte e a cultura, além de oferecer novas oportunidades para os jovens da região sul”, afirmou.
O coordenador estadual de Políticas Públicas de Juventude, Professor Silberto Cardoso, lembrou que o Paraná sancionou recentemente a lei que fortalece o conselho estadual. “Era um sonho antigo da juventude, que agora se torna lei. Mais do que discurso, precisamos colocar em prática as necessidades dos jovens”, disse.
Com a reativação do COMJUPA, Paranaguá volta a ter um espaço formal para discussão e formulação de políticas públicas voltadas à juventude. Instituído pelo Decreto nº 1.537/2010 e regulamentado pela Lei Municipal n.º 4090/2021, o conselho terá a função de propor ações, acompanhar investimentos e fiscalizar a aplicação de políticas específicas.
Mais que um ato burocrático, a eleição foi vista pelos presentes como um passo para recolocar os jovens no centro das decisões municipais. Como resumiu o estudante Pedro Toledo, “é um momento para a juventude assumir a palavra e mostrar que quer ser protagonista”.