Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
23:07
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Hemepar de Paranaguá alerta para a baixa adesão na doação de sangue dos tipos O+ e O-
Imagem: Rádio Litoral Sul FM

Hemepar de Paranaguá alerta para a baixa adesão na doação de sangue dos tipos O+ e O-

A unidade fica na Avenida Gabriel de Lara e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30

Por Elano Squenine e Karen Kleinhans
03 de Outubro de 2025 às 10:29

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Paranaguá, responsável pelo abastecimento de sangue em todo o litoral do estado, está em alerta para a baixa adesão na doação de sangue, principalmente dos tipos O+ e O-. Cada bolsa de sangue pode salvar até três vidas. Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde e, preferencialmente, realizar agendamento prévio.

Nádia Christina Tadra, assistente social da unidade e responsável pela captação de doadores, explica que a queda nos estoques está relacionada a fatores sazonais. “O estoque está baixo. A gente entende que muitas pessoas estão contraindo gripe, por causa da transição de temperatura, só que o sangue precisa estar sempre em uma média diária para garantir o atendimento, já que nunca sabemos quando uma emergência pode acontecer. Infelizmente, tem vindo poucos doadores. A gente pede que quem está saudável, principalmente quem já é doador, não deixe de vir e priorize esse gesto. Para quem nunca doou, reforçamos que é algo simples e rápido”, destacou.

IMPACTO DA BAIXA DOAÇÃO

Nádia ressaltou o impacto da baixa adesão na doação de sangue no litoral. “O impacto é grande porque somos uma rede. O Hemocentro coordenador em Curitiba muitas vezes precisa nos enviar bolsas para reposição, mas lá também existe uma demanda enorme. Então, eles deixam de distribuir lá para distribuir para nós", explicou.

"Se temos uma unidade em Paranaguá, com doadores locais e fornecemos aos municípios, é fundamental que a comunidade se engaje. O sangue é para todos”, afirmou.

A assistente social reforça a importância dos tipos O- e O+ nos estoques, mas destaca que toda doação é fundamental. “O O- é o mais crítico, porque quem tem esse tipo sanguíneo só pode receber dele mesmo. Se um paciente precisa usar todo o estoque, rapidamente ficamos sem reservas, e cada hospital precisa ter uma quantidade mínima para emergências. Mas todos os tipos são importantes.


Foto: Rádio Litoral Sul FM

FESTAS DE FIM DE ANO

De acordo com Nádia, com a proximidade das festas de fim de ano e o aumento das demandas de trabalho, muitos deixam para doar apenas quando têm folga, entretanto a logística não é esta. "Isso precisa ser prioridade, porque se trata de vidas. É importante que empresas e comércios compreendam e liberem seus funcionários para doar", ressaltou.

"Por exemplo, o O- nunca pode faltar, porque é o único compatível para pacientes com esse tipo sanguíneo. Já o O+ também está em queda, e precisamos do comprometimento da comunidade”, alertou.

AGENDAMENTO

O Hemepar de Paranaguá solicita que a doação seja realizada mediante agendamento prévio pelo WhatsApp (41) 3420-6663. "Pedimos que as pessoas façam o agendamento para que possamos organizar melhor o atendimento. Às vezes, se o doador chega sem agendar, pode não ser atendido naquele momento, embora tentemos sempre encaixar”, explicou Nádia.

“As coletas têm horários específicos porque precisamos organizar as bolsas, que são enviadas a Curitiba para análise e separação, antes de retornarem para serem distribuídas na região. Por isso, o agendamento ajuda muito”, concluiu.

O Hemepar de Paranaguá fica na Avenida Gabriel de Lara e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30.

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Saúde emite alerta para casos de doença meningocócica no Paraná
NOTÍCIAS
2.
Encalhes no litoral revelam ameaça do plástico à fauna marinha
Paranaguá
3.
Paranaguá terá canteiro de preservação do Patrimônio Histórico
NOTÍCIAS
4.
Litoral terá atendimento do SAMU integrado à central de Curitiba a partir de outubro
NOTÍCIAS
5.
IAT realiza vistoria nas obras de requalificação da orla de Pontal do Paraná
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!