Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
19:06
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Prefeitura de Paranaguá recebe novos equipamentos de saúde para a Ilha do Mel
Imagem: Moysés Zanardo

Prefeitura de Paranaguá recebe novos equipamentos de saúde para a Ilha do Mel

Reforço amplia a estrutura de atendimento em Nova Brasília e Encantadas, com foco na população local e na temporada de verão

Por Redação
14 de Outubro de 2025 às 08:41

Na segunda-feira, 13, o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, esteve na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Curitiba, para receber novos equipamentos destinados às unidades de saúde da Ilha do Mel, localizadas em Nova Brasília e Encantadas. A iniciativa reforça a parceria entre o Município e o Governo do Estado e amplia a capacidade de atendimento na região insular, especialmente às vésperas da temporada de verão.

Os equipamentos — entre eles monitores multiparamétricos, respiradores, desfibriladores e eletrocardiógrafos — vão garantir mais segurança para profissionais e pacientes, melhorando a resposta das equipes de saúde em situações de urgência e emergência.

Reforço histórico para a saúde insular


Para o prefeito Adriano Ramos, o investimento representa um marco importante na qualificação dos serviços de saúde da Ilha do Mel. 

“É um dia importante para Paranaguá, em especial para a Ilha do Mel. Esses equipamentos salvam vidas e são fundamentais para o trabalho das nossas equipes. Eles vão reforçar o atendimento agora, durante a Operação Verão, e continuarão beneficiando os moradores e turistas ao longo do ano”, destacou.

O chefe do Executivo Municipal também destacou o apoio do Governo do Estado à reestruturação física da chamada “Casa da Copel”, que está sendo adaptada para funcionar como ponto de atendimento provisório de saúde, enquanto a Unidade Básica de Saúde Flora das Neves da Graça, em Nova Brasília, passa por reforma executada pela Prefeitura. Ele ressaltou ainda a instalação de uma tenda climatizada, com área de recepção e banheiros químicos, que vai garantir mais conforto e dignidade aos pacientes durante o atendimento.

“O Governo do Estado está nos apoiando com uma tenda que vai servir de abrigo para quem aguarda atendimento e com uma estrutura sanitária completa, com ar-condicionado. Isso mostra o cuidado e o compromisso do governador Ratinho Júnior com o Litoral e com Paranaguá”, afirmou Adriano Ramos.


Foto: Moysés Zanardo

Estrutura aprimorada em Brasília e Encantadas


De acordo com o diretor-geral da Sesa, Dr. César Neves, as unidades receberam equipamentos específicos conforme as demandas levantadas em visita técnica recente à ilha. 

“Em Encantadas, serão entregues um eletrocardiógrafo, um respirador e um monitor multiparamétrico. Em Nova Brasília, os equipamentos incluem um ventilador mecânico e um monitor cardíaco. Tudo isso foi definido em diálogo com as equipes locais para garantir um atendimento mais resolutivo”, explicou.

Segundo ele, a entrega é resultado de um planejamento que busca melhorar as condições técnicas dos serviços de saúde do Litoral. “Essas medidas permitem que o verão seja ainda mais seguro para moradores e visitantes. O governador Ratinho Júnior e o secretário Beto Preto têm olhado com muita atenção para o Litoral, e essa entrega é prova disso”, complementou.

O superintendente de Relações Institucionais do Governo do Estado, Renato Adur, elogiou a interlocução entre a Prefeitura de Paranaguá e a Sesa, destacando o empenho do prefeito Adriano Ramos. “Há quinze dias estivemos na Ilha do Mel, conversamos com os profissionais e identificamos as necessidades. Hoje, essa entrega é concretizada com agilidade. É um governo e uma gestão municipal que trabalham juntos pelo cidadão”, afirmou.


Foto: Moysés Zanardo

Equipamentos trazem mais segurança


O secretário municipal de Saúde, Daniel Fangueiro, destacou que os novos equipamentos representam mais tranquilidade para o trabalho das equipes e mais segurança para a população. 

“Esses materiais são imprescindíveis para garantir um atendimento de qualidade e salvar vidas. Eles permitem estabilizar pacientes e dar suporte clínico até o transporte ao continente. É uma mudança de patamar na assistência à saúde insular”, declarou.

Ele também agradeceu pela tenda e banheiros climatizados que serão instalados em Nova Brasília. “Essa estrutura complementar melhora o fluxo e o conforto durante o verão, quando o número de atendimentos cresce consideravelmente”, afirmou.

Profissionais comemoram reforço


As equipes que atuam na Ilha do Mel celebraram o recebimento dos novos equipamentos.

A enfermeira Michelle Carla Grossi, de Nova Brasília, relatou que o reforço vai garantir mais estabilidade durante o atendimento de emergência. “Por se tratar de uma ilha, o transporte do paciente é mais demorado. Com esses equipamentos, conseguimos manter o paciente estável por mais tempo, o que dá mais segurança para nós e para os moradores”, explicou.

Já a enfermeira Aline Pezzi Albert, que atua em Encantadas, ressaltou que o novo conjunto de aparelhos trará impacto direto na rotina da equipe. 

“É um ganho gigantesco para os profissionais e para os pacientes. Agora teremos mais segurança e qualidade no atendimento, tanto para a comunidade quanto para os turistas que visitam a ilha”, disse.


Foto: Moysés Zanardo

Compromisso permanente com o atendimento insular


Durante o encontro, o diretor-geral da Sesa, Dr. César Neves, reiterou o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a parceria com o Município. “Nosso objetivo é garantir resolutividade local e evitar transferências desnecessárias. A Prefeitura de Paranaguá tem feito um trabalho exemplar, e o Estado segue apoiando essas ações com recursos e estrutura”, concluiu.

O prefeito Adriano Ramos finalizou enfatizando que o investimento reflete a prioridade dada à saúde pela gestão municipal. 

“A Ilha do Mel é um dos nossos maiores patrimônios e merece uma estrutura de saúde à altura. Esse é mais um passo no compromisso da Prefeitura com o bem-estar da população e com o desenvolvimento sustentável da nossa região”, finalizou.

Também participaram da entrega o chefe de Gabinete da Prefeitura, André Ferruci, o superintendente da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Felipe Silva Correa, os assessores da Unidade de Administração da Ilha do Mel (UNADIM) Felipe Andrews Gonçalves, Marcos Antônio e Hélio da Silva, o administrador de Encantadas, Orlando Bueno, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Antonina realiza 3º Saúde Kids com mais de 400 crianças e ações de saúde e lazer
NOTÍCIAS
2.
Campanha de Multivacinação começa na segunda-feira em todo o Paraná
NOTÍCIAS
3.
Pontal do Paraná encerra curso de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino com mais de 60 participantes
NOTÍCIAS
4.
Homicídios dolosos caem 31% no Paraná nos primeiros oito meses de 2025
Paranaguá
5.
Feira de Adoção de cães e gatos acontece neste sábado em Paranaguá
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!