“A deputada Ana Júlia tem se mostrado muito engajada com a questão da saúde dos trabalhadores. Essa visita é uma continuidade do compromisso assumido na audiência pública, onde apresentamos as dificuldades enfrentadas, especialmente o aumento preocupante de casos de câncer entre os portuários”, afirmou.
“A visita da deputada é extremamente relevante, porque ela pode conhecer de perto os programas que temos voltados à saúde e à segurança. Recentemente implantamos um projeto de ginástica laboral que, além de melhorar a parte física, contribui também com a saúde mental dos trabalhadores antes do início das operações”, explicou.
“Estamos aqui para observar e entender o impacto do trabalho na vida dos portuários e pensar em medidas de prevenção. Nosso mandato já atua na promoção da saúde mental em todo o Estado, e queremos ampliar esse debate também dentro dos portos, garantindo qualidade de vida e dignidade aos trabalhadores”, declarou.
“Nós já encaminhamos uma moção da Assembleia Legislativa ao Congresso Nacional manifestando oposição à proposta. Defendemos o trabalho com dignidade, sem retirar a autonomia e os direitos desses profissionais”, completou.
“Identificamos, através do plano de saúde, um número elevado de casos de câncer entre os trabalhadores e queremos entender se há relação com a atividade portuária. A deputada se sensibilizou e veio conhecer de perto a realidade do cais. Agora, em parceria com universidades, vamos aprofundar os estudos para identificar possíveis causas e buscar soluções”, relatou.
“Essa proposta causa adoecimento mental. Muitos trabalhadores vivem preocupados com o futuro da profissão, mas estamos confiantes de que, com o apoio de parlamentares e federações, conseguiremos um texto substitutivo que preserve os direitos da categoria”, completou.