Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →TCP adia prazo e define novas regras para acesso de caminhões no Terminal de Paranaguá
TCP adia prazo e define novas regras para acesso de caminhões no Terminal de Paranaguá
O adiamento visa dar tempo para que os transportadores afetados busquem a adequação necessária dos veículos
Por Karen Kleinhans
03 de Dezembro de 2025 às 11:41
Em uma Nota Oficial divulgada nesta quarta-feira (03/12), o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) anunciou a atualização de sua política de acesso de veículos, especialmente para caminhões com chassi alongado. A medida, que foca na segurança operacional e na eficiência, terá sua implementação postergada para 1º de janeiro de 2026, após diálogo com representantes dos motoristas e uma nova avaliação técnica.
O adiamento visa dar tempo para que os transportadores afetados busquem a adequação necessária dos veículos.
Confirma a nota na íntegra:
"Diante dos questionamentos recebidos, a TCP esclarece aos motoristas as novas normas de acesso para caminhões com chassi alongado, postergando o prazo de implementação da medida para que aqueles que sejam afetados possam buscar adequação, e reforça que a adoção da restrição tem como foco a segurança dos motoristas e a eficiência das operações.
A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, informa que a política de acesso de veículos ao Terminal será atualizada a partir de 1º de janeiro de 2026, após diálogo com representantes dos motoristas e nova avaliação técnica e de segurança. Com a revisão, caminhões de chassi alongado sem articulação, incluindo toco, truck, trucado (6x2), traçado (6x4) e bi-truck (8x4), poderão acessar o Terminal desde que atendam integralmente aos requisitos obrigatórios.
Para ingressar, os veículos deverão possuir uma distância mínima de 80 centímetros entre a cabine ou estruturas frontais e o contêiner, garantindo condições adequadas de segurança nas operações de carga e descarga e permitindo a correta realização do escaneamento obrigatório. Os caminhões também deverão estar equipados com dispositivos de travamento (twist locks) regulamentares, conforme as resoluções nº 564/2015 e 812/2020 do CONTRAN, além de cumprir todas as exigências previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro, normas do CONTRAN e demais regulamentações aplicáveis ao transporte rodoviário de contêineres.
A atualização ocorre devido à identificação de riscos críticos durante as operações, como o risco ao motorista decorrente da proximidade excessiva entre a cabine e o contêiner, e a incompatibilidade com o escaneamento obrigatório, já que a distância reduzida impede a execução adequada do procedimento de segurança pelo qual todos os contêineres passam ao ingressar no Terminal.
A nova política reforça o compromisso da TCP com a segurança operacional, o cumprimento das normas legais e a eficiência dos processos, garantindo condições adequadas para motoristas, equipes e equipamentos."
A empresa reforça que a nova política busca garantir o cumprimento das normas legais, a segurança operacional e a eficiência dos processos para motoristas, equipes e equipamentos.