Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Vacinação contra febre amarela é reforçada perto do verão
Vacinação contra febre amarela é reforçada perto do verão
A Sesa alerta que o imunizante leva cerca de 10 dias para garantir proteção completa. O Estado não registra casos humanos locais desde 2019, mas a prevenção é crucial com o aumento de viagens para áreas de mata no final do ano.
Por Redação
08 de Dezembro de 2025 às 09:02
Com a proximidade do final do ano e o aumento do fluxo de viagens, especialmente para áreas de mata, cachoeiras e regiões rurais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná reforça a importância da vacinação contra a febre amarela.
A vacina é um agravo imunoprevenível e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
O alerta principal da Sesa é: não deixe para a última hora, pois o imunizante leva cerca de 10 dias para garantir a proteção completa.
“A proteção contra a febre amarela deve ser uma prioridade no planejamento da viagem. Essa antecipação é o que garante a segurança para a viagem”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Além da vacinação, que é a principal forma de prevenção, a Sesa recomenda o uso de:
Calças
Camisetas de mangas longas
Aplicação de repelente
O Paraná tem mantido um bom resultado na vigilância da doença. O Estado não registra casos humanos locais de febre amarela desde maio de 2019.
Na sazonalidade 2024/2025, o Estado aplicou mais de 365 mil doses da vacina.
De julho de 2024 a junho de 2025, foram registradas 101 notificações de epizootias (macacos doentes ou mortos), mas nenhuma foi confirmada para febre amarela.
A Sesa utiliza tecnologia de georreferenciamento (SISS-Geo) para monitorar em tempo real as notificações de macacos, que servem como sentinelas naturais, alertando sobre a circulação do vírus.
A febre amarela é uma doença viral transmitida pela picada de mosquitos infectados no ciclo silvestre. A vacinação em dia é a única forma de garantir a proteção, já que o Estado não para com o trabalho de vigilância.