Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Prefeitura de Paranaguá reduz espera, amplia atendimentos e muda realidade na UPA
Imagem: Moyses Zanardo
Prefeitura de Paranaguá reduz espera, amplia atendimentos e muda realidade na UPA
A reorganização da escala médica e a gestão próxima ao atendimento foram essenciais para conquistar novos avanços. Eram 4 horas de espera em 2024 e a atual administração reduziu para 1h em novembro de 2025
Por Redação
09 de Dezembro de 2025 às 12:00
A Prefeitura de Paranaguá promoveu ao longo deste ano, uma transformação profunda na Unidade de Pronto Atendimento de Paranaguá (UPA), revertendo um cenário de longas filas e reclamações constantes.
Dados comparativos mostram que, entre janeiro e abril de 2024, o tempo médio de espera era de 4h18. No mesmo período deste ano (2025), já na nova administração, esse tempo caiu para 1h06 uma redução de 74%.
Em setembro, a espera média foi de 53 minutos; em outubro, 1h38; e, em novembro, 1h08.
Segundo o diretor-geral da unidade, Dr. Wilson Moraes, “era comum ver a UPA lotada todos os dias. Hoje, chegamos a ter períodos com nenhum paciente aguardando, algo que fomos ajustando com o tempo e hoje chegamos a números que melhoraram e muito. A reorganização da escala médica e a gestão próxima ao atendimento foram essenciais para essa virada”, destaca o diretor.
O aumento na capacidade também chama atenção. Em setembro, a UPA registrou 11.770 atendimentos; em outubro, o número subiu para 17.800. Os procedimentos já passam de 77 mil, considerando exames, consultas e reavaliações. “Isso mostra o quanto a demanda é alta e como a equipe vem respondendo com eficiência e compromisso”, afirma Dr. Wilson, destacando maior procura de regiões como Vila Garcia e Caic, de alta densidade populacional.
A mudança também é influenciada pelo comportamento da própria população, que tem buscado a UPA, cada vez mais, para casos de urgência, enquanto situações leves são encaminhadas às unidades básicas dos bairros. Esse uso mais adequado da rede de saúde tem contribuído para o equilíbrio dos atendimentos e fortalecido o fluxo entre atenção primária e urgência.
O prefeito Adriano Ramos reforça que os avanços são resultado direto de planejamento, investimento e acompanhamento diário. “A população convivia com longas esperas e muita frustração. Assumimos o compromisso de mudar essa realidade e hoje entregamos uma UPA mais ágil, humana e organizada. Esses números mostram trabalho, respeito e cuidado com quem mais precisa do serviço público”, destaca o prefeito.