Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
07:52
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→INSS bloqueia novos descontos de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas

INSS bloqueia novos descontos de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas

Medida segue decisão do TCU após operação que revelou esquema bilionário de descontos ilegais em benefícios

Por Danillo Karlo
08 de Maio de 2025 às 15:40

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determinou nesta quinta-feira 8, o bloqueio imediato de novas autorizações para descontos de empréstimos consignados nos benefícios de aposentados e pensionistas.
A decisão foi oficializada em despacho publicado no Diário Oficial da União e assinada pelo atual presidente do órgão, Gilberto Waller Junior.

A medida vale para todos os segurados da Previdência Social, independentemente da data de concessão do benefício. O desbloqueio poderá ser solicitado diretamente pelos beneficiários por meio dos canais de atendimento do próprio INSS.
A decisão ocorre após determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que exigiu o fim dos descontos automáticos nos benefícios previdenciários destinados a associações e sindicatos. A ordem do TCU está relacionada à investigação da Operação Sem Desconto, que revelou um esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões, estimado em R$ 6,3 bilhões.

A operação, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União no dia 23 de abril, levou à exoneração do então ministro da Previdência, Carlos Lupi, e do presidente do INSS na época, Alessandro Stefanutto. 
Também foram afastados quatro dirigentes do instituto e um policial federal envolvido no caso.
Como resposta ao escândalo, o INSS está elaborando um Plano de Ressarcimento Excepcional para devolver os valores indevidamente descontados das vítimas. Paralelamente, a Advocacia-Geral da União (AGU) criou um grupo especial para recuperar os recursos desviados de forma fraudulenta.

Rádio Litoral Sul, com apoio nas informações da Agência Brasil. 
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Jornalismo Litoral Sul. O que você precisa saber.

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Lula sanciona lei que garante cirurgia de lábio leporino pelo SUS
Setor policial
2.
Confusão entre trabalhador e ex-empregador termina em agressões e ameaças em Guaratuba
NOTÍCIAS
3.
45% dos municípios do Paraná não tiveram casos de roubo no primeiro trimestre de 2025
Paranaguá
4.
TCU aprova licitação do Canal de Acesso no Porto de Paranaguá
Setor policial
5.
Fatalidade em Clínica de Ozonioterapia: Empresário Sofre Parada Cardíaca durante Procedimento
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!