Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
11:34
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→Paranaguá →Rumo à universidade: alunos do Colégio Diocesano Leão XIII são aprovados na 1.ª fase da UFPR 2026
Imagem: Divulgação/Colégio Diocesano Leão XIII.

Rumo à universidade: alunos do Colégio Diocesano Leão XIII são aprovados na 1.ª fase da UFPR 2026

Os estudantes já foram aprovados na prova de conhecimentos gerais

Por Redação
04 de Novembro de 2025 às 10:36

Em 5 de outubro, foi realizada a 1.ª fase do Vestibular 2026 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, na terça-feira (28), foi divulgado o resultado. Os alunos do Colégio Diocesano Leão XIII se destacaram mais uma vez, com 11 aprovações nesta etapa, e se preparam para as provas da 2.ª fase rumo à universidade.

Os estudantes já foram aprovados na prova de conhecimentos gerais. Na 2.ª fase, terão que realizar as provas de compreensão e produção de textos e, no dia 1.º de dezembro, farão as provas específicas. A previsão é que o resultado final seja divulgado em 16 de janeiro de 2026.

Foram aprovados na 1.ª fase da UFPR os alunos: Alice Assunção Zola dos Santos (Farmácia), Clara de Freitas Ritta (Enfermagem), Eduarda Saiyumi Batista Fujimaki (Engenharia Ambiental e Sanitária), Elysa Bittencourt de Medeiros (Engenharia Civil), Giovany Zamboni Truppel (Medicina), Heloisa Maceno Lisovski (Engenharia Ambiental e Sanitária), Henrique Moralo dos Santos (Medicina Veterinária), João Vitor Carvalho dos Santos (Engenharia Elétrica), Maria Eduarda Pinheiro Lima (Fisioterapia), Matheus Fernandes Liller Cordeiro (Engenharia Ambiental e Sanitária) e Paula Maschio Minozzo Neves (Enfermagem).

Sonho perto de ser concretizado


Aluna do Colégio Leão XIII desde os três anos de idade, Paula Maschio Minozzo Neves percebe que o sonho de entrar para a universidade está cada vez mais perto. Ela foi uma das aprovadas para a primeira fase da UFPR no curso de Enfermagem. Quando criança, passava as manhãs assistindo televisão com o pai e sempre acompanhava os comerciais de apoio a associações, como o Médico sem Fronteiras. Assim surgiu sua vontade de fazer mais pelo próximo.

“Meu sonho era ser como eles quando eu crescesse, e claro que meu pai me apoiava. Por passar muitos momentos ajudando meu pai quando ele ficou doente, eu percebi o trabalho incrível que os enfermeiros têm na vida das pessoas, às vezes, até mais que os médicos”, relatou Paula.

Com a área da saúde já definida para seguir carreira, Paula destaca que o Colégio lhe deu todo o suporte, ajudando a entender como cada profissão funcionava na prática, por meio da visita à Feira de Profissões da UFPR, além da Semana das Profissões na própria escola.

“Espero que eu consiga passar na 2.ª fase da UFPR, e das demais faculdades em que me inscrevi, também no concurso de Bombeiros, que assim como meu pai, gostaria de ser em um futuro mais distante. Meu sonho é me sentir realizada por tudo o que fiz, conseguir salvar vidas e ajudar pessoas em momentos complicados. E, principalmente, que mesmo não estando mais aqui, que meu pai sinta orgulho de mim, assim como minha família sente”, disse Paula.

A estudante participará de outros processos seletivos como o da Unespar (Universidade Estadual do Paraná), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), além do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

A mãe de Paula, a aposentada Elisete Minozzo Neves, disse que a filha sempre foi uma ótima aluna, dedicada e responsável. O papel da família foi o de fornecer a estrutura educacional adequada para que ela alcance seus objetivos. “Optamos por colocá-la no Leão pela qualidade do ensino, formação  cristã, ética e cidadã, pela segurança e confiança”, frisou Elisete.

O sentimento da família agora é só de alegria e dever cumprido. “A partir de agora depende somente dela alcançar voos mais altos e a formação para realização profissional; ficamos na retaguarda dando o apoio necessário. Ela sempre foi muito firme e decidida em qual seria a profissão escolhida”, concluiu a mãe.

Mais de 5 mil vagas


Ao todo, segundo a UFPR, 10.436 dos inscritos foram aprovados na 1.ª fase, dos quais 805 são treineiros e 9.631 concorrem a uma vaga. Para ingressar na universidade em 2026, os candidatos concorrem a uma das 5.313 vagas em um dos 143 cursos de graduação. Os campi da UFPR estão localizados em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.

Fase única


A partir de 2026 (para ingresso em 2027), o vestibular da UFPR passará a ser realizado em fase única, e não mais em duas fases. A mudança foi aprovada na última quinta-feira (30) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), e tem como principal objetivo reduzir a abstenção, facilitar o acesso à universidade e baixar o percentual de vagas ociosas.

Fonte: Da Assessoria
Jornalismo Litoral Sul - o que você precisa saber

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Estão abertas as inscrições para a 22ª Edição do Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná
NOTÍCIAS
2.
Projeto leva flautas e aprendizado musical às escolas municipais de Pontal do Paraná
Paranaguá
3.
Educação, história e reconhecimento marcam Sessão Solene da Câmara de Paranaguá no Isulpar
Setor policial
4.
ROMU prende homem monitorado por tornozeleira com drogas e cartões de crédito em Alexandra
Paranaguá
5.
Fim de semana de fé e devoção marca início da Festa Estadual de Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!