Rádio Litoral Sul FM 95.9

Projeto Vamos Desenredar chega a Paranaguá pela segunda vez

Ação de educação ambiental recolhe mais de 300 kg de redes e utensílios de pesca

Por Redação · 2 min de leitura

Compartilhar

Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X
Foto: TCP
Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Vamos Desenredar foi realizado nas comunidades pesqueiras da Baía de Paranaguá entre os dias 20 e 23 de outubro de 2026. A iniciativa foi idealizada pelo Instituto Gremar, contou com o apoio local da TCP e recebeu parceria da Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental.

Durante os quatro dias de trabalho, equipes visitaram as comunidades de Eufrasina, São Miguel, Amparo, Piaçaguera, Ponta do Ubá e Ilha dos Valadares. Os moradores entregaram os petrechos de pesca que haviam guardado para descarte e, ao mesmo tempo, voluntários fizeram mutirões de limpeza nas praias, nas encostas e nas áreas de mata, retirando resíduos deixados na natureza.

“O sucesso do primeiro ano do Vamos Desenredar fez com que a TCP trouxesse novamente esta iniciativa para as comunidades insulares localizadas na área de influência do Terminal. O projeto gera resultados importantes que se alinham à estratégia da TCP, promovendo a educação ambiental e engajando os pescadores na preservação de todo o ecossistema de uma região de imensa importância ecológica, cultural e econômica, como é a Baía de Paranaguá”, destacou o superintendente de meio ambiente da TCP, Kayo Zaiats.

Para sensibilizar a população, o projeto levou às ilhas uma exposição fotográfica que mostrava tartarugas, peixes e golfinhos afetados pela chamada “pesca fantasma”, quando redes abandonadas continuam capturando animais marinhos.

A mostra também exibiu peças de artesanato produzidas a partir dos resíduos recolhidos, atividade desenvolvida pelas artesãs da Rede de Mulheres pela Vida Marinha, iniciativa também coordenada pelo Instituto Gremar.

Ao final da mobilização, todo o material coletado – cerca de 333 quilos – foi triado e pesado. Parte dos resíduos foi encaminhada para reciclagem industrial, transformando‑se em matéria‑prima. Outra parte foi destinada ao reaproveitamento artesanal, gerando bolsas, colares, chaveiros, brinquedos e tapetes sustentáveis.

A ação integra o Programa de Educação Ambiental da TCP, que apoia projetos socioambientais e valoriza as comunidades costeiras. O projeto contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11, 12, 14, 15 e 17, reforçando o compromisso da TCP com a preservação do ecossistema e a sustentabilidade do litoral paranaense.

Esta atividade faz parte do Programa de Comunicação Social que atende à condicionante da Licença de Operação Nº 1356/2016 1ªRet. 1ªRenov. do IBAMA.

Paranaguá

Pedido musical na Rádio Litoral Sul FM 95.9

Peça sua música

Tocou seu pedido!