Promoções
Notícias
Notícias
NOTÍCIASParanaguá Setor policial
ProgramaçãoAnuncie
21:25
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
Notícias
Notícias→NOTÍCIAS→Internações por inflamações intestinais crescem 61% em dez anos

Internações por inflamações intestinais crescem 61% em dez anos

Campanha “Maio Roxo” alerta para diagnóstico precoce de doenças como Crohn e retocolite

Por Danillo Karlo
19 de Maio de 2025 às 10:59

O número de internações por doenças inflamatórias intestinais (DIIs) cresceu 61% no Brasil nos últimos dez anos, conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) com base em dados do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2015, foram registradas 14.782 internações. Já em 2024, esse número saltou para 23.825.

Ao longo da última década, foram mais de 170 mil hospitalizações por conta de doenças como retocolite ulcerativa e doença de Crohn, condições crônicas que afetam o trato gastrointestinal e ainda não têm cura definitiva.
A médica coloproctologista Ana Sarah Portilho, diretora de comunicação da SBCP, explica que o aumento de casos está relacionado à maior severidade dos quadros e ao crescimento da incidência. “Há um número maior de pacientes aparecendo, sem tratamento, especialmente em áreas urbanizadas e industrializadas”, destaca.

Sinais de alerta e impacto na qualidade de vida

Os sintomas mais comuns das DIIs incluem diarreia crônica (com presença de sangue, muco ou pus), dor abdominal, urgência para evacuar, falta de apetite, cansaço e perda de peso. Em casos mais graves, pode haver anemia, febre, distensão abdominal e manifestações em outras partes do corpo, como artrite, dermatite e problemas oftalmológicos.

Segundo a coloproctologista Mariane Savio, as doenças afetam principalmente adultos jovens, o que agrava o impacto social e econômico. “Se não forem tratadas, essas doenças tiram qualidade de vida, provocam afastamento do trabalho e afetam toda a família. Requerem acompanhamento médico contínuo.”

Campanha Maio Roxo
Para alertar a população sobre os riscos e a importância do diagnóstico precoce, a SBCP promove neste mês a campanha Maio Roxo, com ações nas redes sociais e conteúdos informativos. O Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais é celebrado em 19 de maio.

De acordo com o presidente da SBCP, Sergio Alonso Araújo, iniciar o tratamento de forma precoce pode evitar complicações e proporcionar remissão dos sintomas. “Nosso objetivo é promover qualidade de vida e garantir o acesso a terapias adequadas.”

Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é feito com base no histórico clínico do paciente e exames como endoscopia, colonoscopia, tomografia e ressonância magnética. O tratamento é focado no controle dos sintomas e inclui alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, abandono do tabagismo e uso de medicamentos como aminossalicilatos, imunossupressores e imunobiológicos.

Segundo especialistas, iniciar o tratamento nos primeiros dois anos de sintomas aumenta significativamente a eficácia da terapia e reduz a necessidade de cirurgias.
A campanha da SBCP está disponível nas redes sociais da entidade, como o Instagram @portaldacoloproctologia, com vídeos e publicações que esclarecem dúvidas da população sobre as doenças inflamatórias intestinais.
Rádio Litoral Sul, com apoio nas informações da Agência Brasil. 
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Jornalismo Litoral Sul. O que você precisa saber.

Veja mais

NOTÍCIAS
1.
Estudo aponta que aumento de imposto sobre cigarros pode reduzir mortalidade infantil e desigualdades sociais
NOTÍCIAS
2.
Projeto “Alimentação Saudável” incentiva bons hábitos alimentares nas escolas rurais de Morretes
NOTÍCIAS
3.
Aumento de casos graves entre crianças leva Sesa a reforçar alerta sobre vacinação
NOTÍCIAS
4.
Reunião Pública da Cultura elege delegados para representar Antonina no Conselho Estadual
Setor policial
5.
Ex-policial civil do Paraná, conhecido por polêmicas e confrontos com a PM, é encontrado morto em cela no RS
© 2025, Rádio Litoral Sul FM 95.9.
Todos os direitos reservados.
R. Princesa Isabel, 800, Centro, Paranaguá - PR, 83203-200
(41) 7400-9731gerencia@litoralsulfm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!
AO VIVO
Rádio Litoral Sul FM 95.9 - Tá na litoral, tá legal!